“Hospital do Subúrbio, orgulho dos baianos!” – Jaques Wagner

Home Notícias do HS “Hospital do Subúrbio, orgulho dos baianos!” – Jaques Wagner

Foi com muita emoção que recebi ontem, na sede do Banco Mundial, em Washington, na companhia do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a Premiação para Parcerias Emergentes, pelo Hospital do Subúrbio de Salvador, reconhecido entre os dez melhores projetos na região da América Latina e Caribe. E hoje, especialmente feliz, quero compartilhar, com todos os baianos e baianas, mais um reconhecimento do nosso trabalho na área de saúde e na inovação da gestão de serviços públicos.

A premiação foi concedida pelo Banco Mundial, através da Corporação Financeira Internacional (IFC), e pelo Infrastructure Journal (IJ), que selecionaram as 40 melhores Parcerias Público-Privadas (PPP) nos mercados emergentes, dentre as quais se destaca o Hospital do Subúrbio. É o terceiro prêmio internacional conquistado pela instituição nos seus dois anos de funcionamento. As outras duas premiações foram dadas pela KPMG, uma empresa de consultoria e auditoria, que o colocou entre os dez melhores projetos de investimento em saúde no mundo, e da World Finance, destacado entre os melhores projetos de PPP na América Latina.

A decisão pela inovadora modelagem de PPP na Saúde foi tomada com muita parcimônia. No início do meu primeiro mandato conheci a experiência similar, que me inspirou, em hospitais da Espanha. Com o apoio do BNDES e de uma consultoria especializada, foi definida a modelagem técnica-jurídica-financeira. Consulta pública realizada pela internet e audiências abertas para contribuições da população foram realizadas em Salvador e São Paulo. Optamos por realizar a licitação na Bolsa de Valores para assegurar maior transparência e visibilidade à inédita proposta.

Não deixamos também de fazer o debate conceitual de modelo de política pública de saúde. A tradição de gestão direta do Estado na prestação de serviços públicos presente no pensamento de esquerda, ao qual sou associado, foi cotejada com as possibilidades de se alcançar eficiência e uma boa relação custo benefício por meio de novos arranjos administrativos e gerenciais. Na área de saúde, é bom registrar, convive-se há algum tempo com as Organizações Sociais (OS), que administram algumas unidades hospitalares públicas na capital e no interior, baseadas no instrumento das publicizações. A PPP em saúde se coloca como mais uma alternativa, que preserva o interesse público e se associa às expertizes de metas e resultados da iniciativa privada.

O Hospital do Subúrbio é um hospital geral, público, de gestão privada, com perfil de urgência e emergência. O Estado construiu a estrutura física e o consórcio formado pelas empresas Promédica (baiana) e Dalkia (francesa) aparelhou, equipou, mobiliou e administra o hospital. A PPP tem alcançado os resultados devido ao acompanhamento, monitoramento e fiscalização feitas por uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, contadores, administradores, entre outros profissionais. Esse envolvimento assegura a resolução de problemas em parceria. Também foram definidas metas a serem alcançadas pelo consórcio gestor. Entre elas, destaca-se a acreditação no prazo de dois anos.

Acreditação é um tipo de certificação, muito utilizada em hospitais particulares, conferida às unidades que atendem a padrões nacionais de qualidade. Orgulho para todos nós, o Hospital do Subúrbio é o único da rede pública do Nordeste credenciado pela Organização Nacional de Acreditação, por sua qualidade de estrutura física e pela humanização no atendimento.

Hospital do Subúrbio, orgulho dos baianos! – Jaques Wagner, governador da Bahia.

Artigo publicado no jornal A Tarde, em 19/04/2013.

Assista ao vídeo sobre a premiação: http://migre.me/ee6Co