“Hospital do Subúrbio é exemplo para o Brasil”, diz Banco Mundial, em visita à unidade de saúde

Home Notícias do HS “Hospital do Subúrbio é exemplo para o Brasil”, diz Banco Mundial, em visita à unidade de saúde

 Acompanhado do governador Jaques Wagner, do secretário de saúde Jorge Solla e da equipe médico-administrativa do Hospital do Subúrbio, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, visitou as instalações da unidade de saúde, a primeira no país a funcionar por meio de uma Parceria Público Privada (PPP). Após a visita, Kim concedeu entrevista à imprensa e assistiu palestra proferida pelo secretário Solla.

O Hospital do Subúrbio recebeu, nesta segunda-feira (4), a visita do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, e do presidente da Internacional Finance Corporation (IFC), Jin Yong Cai. Eles percorreram as instalações da unidade de saúde, acompanhados do governador Jaques Wagner, do secretário estadual de saúde Jorge Solla, do presidente da Prodal Saúde (concessionária responsável pela gestão do HS), Jorge Oliveira, da diretora médica do HS, Lícia Cavalcanti, do gerente médico da unidade, Jorge Motta, dentre outros integrantes da equipe médico-administrativa do HS.  

Após a visita, Jim Yong Kim, que também é médico, disse que ficou impressionado com o que viu e que o hospital tem o melhor em termos de infraestrutura e tecnologia em saúde, além de profissionais qualificados e preparados para atendimentos. Segundo ele, isso mostra que a Bahia está comprometida com a saúde pública de excelência, dando exemplo para o Brasil e para o mundo. 

O representante do Banco Mundial ressaltou também a importância das PPPs e o trabalho desempenhado pelo Brasil na redução das desigualdades sociais. Ele afirmou, inclusive, que fez questão de conhecer o hospital porque é exemplo das ações de sucesso no Brasil que associam desenvolvimento e inclusão social.

“O Brasil vem se tornando um modelo em termos de políticas sociais. Trabalhei a maior parte da minha vida em países pobres e muitos não têm esse tipo de trabalho. O Bolsa Família, por exemplo, se tornou uma referência e há outras nações, como o Haiti, que querem implantar o modelo”, pontuou.

O representante do Banco Mundial afirmou ainda que fez questão de conhecer o hospital porque é exemplo das ações de sucesso no Brasil que associam desenvolvimento e inclusão social. O governador Jaques Wagner agradeceu a visita e a participação do Instituto de Cooperação Financeira (IFC), entidade integrante do Banco Mundial, na estruturação da modelagem do HS.

Inclusão social

De acordo com o governador Jaques Wagner, o HS atende ao objetivo maior do governo, que é o de promover a inclusão social. “Considero uma experiência de sucesso na gestão pública. É a primeira PPP em Saúde e o único hospital público Acreditado. Vamos tentar replicar esse modelo em outros hospitais.”

O governador comentou o interesse de outros estados no modelo PPP para a gestão de unidades de saúde. Atualmente, seis estados estão desenvolvendo projetos deste tipo. “O Hospital do Subúrbio virou um ícone. As pessoas nos procuram para conhecer e aprender com nossa experiência. Isso é motivo de orgulho para nosso estado”.

O HS é a primeira unidade de saúde no país a funcionar por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) e o único Hospital Público Acreditado na Região Nordeste. O HS já recebeu dois prêmio internacionais relativo a inovação, qualidade e impacto social do projeto.

Com informações da Secom