II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho aprofunda na temática do cuidado com os ricos

Home Notícias do HS II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho aprofunda na temática do cuidado com os ricos

Cuidar de si para cuidar do outro. Esta é a filosofia da II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Hospital do Subúrbio (HS), realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do HS. O evento acontece de 10 a 14 de dezembro com programação diversificada e educativa, sempre com o objetivo de chamar a atenção dos colaboradores para a importância da prevenção quando se trata de situações de risco no ambiente laboral.

“O nosso objetivo é levar informações suficientes para que o funcionário esteja em perfeita condição de prestar a assistência devida ao paciente. Para isso, ele precisa agir com cuidado em seu ambiente de trabalho. Para cuidar do outro, antes, ele precisa cuidar dele próprio. Queremos, com a II Sipat, aprofundar no tema da importância da prevenção aos riscos nos procedimentos hospitalares”, disse Ayla Monteiro, engenheira de segurança do Hospital do Subúrbio.

Entre as atividades programadas, estão palestras com convidados, que vão acontecer no auditório do HS. No dia 10/12, às 15h, o auditor fiscal do trabalho Flávio Nunes, coordenador do Setor de Segurança do Trabalho da SRTE-BA, vai falar sobre os riscos no ambiente de trabalho e a caracterização da insalubridade. Já no dia 11/12, às 14h, a educadora de trânsito Maria José, coordenadora de Segurança e Educação para o Trânsito (Detran-BA), vai abordar a temática da direção defensiva e a segurança no trânsito.

O tema da saúde mental no ambiente de trabalho também vai ser tratado no evento, no dia 12/12, às 14h, por Walkyria Camarotti, psicóloga da Prodal Saúde. Além disso, a equipe do Sesmt vai conduzir apresentações, especialmente sobre a Norma Regulamentadora 32 do Ministério do Trabalho, que trata dos profissionais que trabalham na área de saúde. Ao final de cada palestra, serão sorteados brindes.

Entre os dias 11 e 13, vão ser organizados estandes pela unidade, nos quais serão abordados temas como plano de emergência, coleta seletiva e impacto no meio ambiente, doação de órgãos, além contar com serviços de massagem, aferição da pressão arterial, análise da glicose e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC).