Equipe de congresso realiza cirurgias inéditas no Hospital do Subúrbio

Home Notícias do HS Equipe de congresso realiza cirurgias inéditas no Hospital do Subúrbio

Procedimentos foram realizados com sucesso no Hospital do Subúrbio

O Hospital do Subúrbio (HS) sediou, na segunda-feira (13/8), o Pré-Evento do III Congresso Mundial de Técnicas e Cirurgias Minimamente Invasivas da Coluna (III WCMISST – World Congress of Minimally Invasive Spine Surgery & Techniques). Na ocasião, foram realizadas cirurgias inéditas em pacientes na rede pública do Brasil, com a presença de médicos de diversos estados brasileiros e especialistas internacionais. Os procedimentos foram gravados e apresentados para médicos como uma prévia do congresso, que acontece pela primeira vez no Brasil até este sábado (18/8), no Hotel Iberostar, na Praia do Forte.

As cirurgias contaram com apoio do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP) e da Associação Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna (ABCMIC/ISMISS BRAZIL). O ortopedista Ricardo Cotias, integrante da equipe do Hospital do Subúrbio, foi o coordenador interno da atividade, que contou com o suporte do HS. “Com este tipo de procedimento, os pacientes têm uma velocidade muito maior na recuperação. Todos que foram operados na segunda-feira receberam alta no dia seguinte. E não precisaram de UTI, nem mesmo de reserva de sangue. O custo para a unidade de saúde acaba sendo menor. E o paciente também ganha”, disse Ricardo Cotias.

Para o médico paulista Dr. Pil Sun Choi, Presidente do III WCMISST, a realização dessas cirurgias em hospital público abre uma importante discussão no país. “Toda a população tem direito à saúde de qualidade e tecnologia de ponta, e para nós é um grande avanço conseguir realizar essas cirurgias nesse ambiente. É um passo importante para o que buscamos: acesso de toda a população a essas técnicas modernas, com pequenas incisões, menos sangramento e recuperação infinitamente mais rápida”, explica o especialista.

Evento – O III Congresso Mundial de Técnicas e Cirurgias Minimamente Invasivas da Coluna reúne mais de 1000 especialistas nacionais e internacionais. Ao todo, são 82 palestrantes internacionais de 32 países e mais de 100 brasileiros, apresentando novidades e técnicas de cirurgias inovadoras.

As técnicas são procedimentos específicos para o tratamento da dor na coluna e são realizadas de forma minimamente invasivas, algumas até mesmo através de punção na pele e sem incisões com agulhas e instrumentos especiais. As cirurgias também podem acontecer por vias endoscópicas, realizadas através de incisões milimétricas para retirada de hérnias de disco, fusões ósseas de vértebras com parafusos e hastes através de pequenas incisões, entre outras técnicas.