Equipe de técnicos e enfermeiros do Hospital do Subúrbio participa da II Semana de Enfermagem

Home Notícias do HS Equipe de técnicos e enfermeiros do Hospital do Subúrbio participa da II Semana de Enfermagem

Lícia Cavalcanti ressaltou a importância dos profissionais de enfermagem

Integrar a equipe e debater temas importantes para a rotina profissional. Esta foi a tônica da II Semana de Enfermagem do Hospital do Subúrbio (HS), evento realizado no dia 29 de maio na própria unidade de saúde, com organização da Educação Permanente e da Gerência de Enfermagem do HS. Enfermeiros e técnicos estiveram reunidos para trabalhar as seguintes temáticas: a importância de um bom relacionamento entre os colegas de trabalho e o contato com as famílias dos pacientes, especialmente aqueles que são diagnosticados com morte encefálica. 

A diretora médica do HS, Lícia Cavalcanti, fez a abertura e ressaltou a relevância destes profissionais. “Vocês escolheram profissões que são essenciais para a área de saúde. São aquelas que mais cuidam, que mais protegem o paciente no dia a dia. Por isso, costumo falar que são pessoas que têm algo a mais, especialmente no que diz respeito à sensibilidade. E não se tratam de profissões fáceis. Estes profissionais, quando fazem as suas escolhas, sabem do compromisso que vão ter com a vida do outro”, disse.

O evento também serviu para comemorar o Dia Mundial do Enfermeiro (12/05) e o Dia do Técnico em Enfermagem (20/05). “A II Semana teve, também, este intuito de comemoração, de unir ainda mais as duas categorias. A integração dos profissionais de diversas áreas é de fundamental importância para que possamos oferecer um cuidado ainda maior aos pacientes. E tivemos a atenção de escolher temas pertinentes, que podem acrescentar à formação das pessoas”, afirmou Salette Bahia, gerente de enfermagem do Hospital do Subúrbio.

Convidados – A II Semana de Enfermagem, além da participação de Lícia Cavalcanti e Salette Bahia, contou com palestra da analista de recursos humanos da Prodal Saúde, Luana Braz Silva Mariano, que debateu o tema O Cuidado com a Equipe que Cuida, e de Fabrízio Góes, psicólogo integrante da Central Estadual de Transplante do Estado, que falou sobre a abordagem adequada para os familiares que tiveram um ente diagnosticado com morte encefálica. Ao final, foi realizado um sorteio de brindes para os presentes, além de uma apresentação de dança.

A equipe aprovou a iniciativa. “Acho que educação permanente é essencial para todos os funcionários. Encontros como este estimulam e fazem com que a equipe adquira ainda mais conhecimentos”, disse Tatiane Alves, enfermeira da UTI adulto do HS. Para a técnica Lucimeire de Jesus, que está na unidade de saúde desde a inauguração, a reunião só teve a acrescentar. “Participei também da I Semana de Enfermagem e acho que nós aprendemos muito. É um momento especial”, disse.