Instituto Qualisa de Gestão faz pré-avaliação para Acreditação no Hospital do Subúrbio

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IQG
Marília Melo Damasceno, do Instituto Qualisa de Gestão, fez a apresentação do relatório

O Hospital do Subúrbio (HS) recebeu nos dias 4 e 5 de abril a visita de uma equipe composta por quatro avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), empresa de São Paulo referência nacional na certificação e no implemento de programas de gestão de qualidade na área de saúde. A visita teve como objetivo central oferecer à unidade uma pré-avaliação, última etapa antes da certificação de Acreditação Hospitalar, que vai ser avaliada pelo instituto em nova visita ao HS, em agosto, quando a unidade espera obter o certificado de Hospital Acreditado.

Nos dois dias, a equipe de avaliadores, liderada pela enfermeira Marília Melo Damasceno, elaborou um relatório com recomendações para o hospital mostrando avanços, em comparação à primeira visita, realizada em outubro de 2011, e pontos a serem melhorados pela instituição. “Percebemos a vontade de toda a equipe de sempre querer aprender mais, de querer fazer acontecer, e notamos o comprometimento da direção do hospital, que também é muito participativa”, disse Marília.

A equipe foi composta, também, pela biomédica Carla Moniz Pertrini, pela enfermeira Revétria Portela e pelo médico João Batista. De acordo com a avaliação, o Hospital do Subúrbio se destacou pelo comprometimento da alta direção e da equipe da unidade como um todo, com atenção para o envolvimento do corpo clínico e para o bom desempenho das equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos. O relatório também ressaltou as ações da nutrição e do setor de suprimentos.

Entre os pontos sinalizados pelos avaliadores que precisam de uma atenção ainda maior, está a necessidade de um maior cuidado com os prontuários por parte do corpo clínico, um reforço no implemento de protocolos clínicos e de cirurgia segura – que dizem respeito à checagem de informações sobre os pacientes – e a implantação do consentimento informado para todos os procedimentos realizados no HS.

Crescimento – De acordo com a diretora médica do Hospital do Subúrbio, Lícia Cavalcanti, as análises foram positivas e representam um crescimento na qualidade do serviço prestado pela unidade de saúde. “A nossa instituição é diferente pela própria natureza, por termos apenas um ano e meio de funcionamento. Precisamos continuar neste foco, visando um hospital no qual acreditamos. O que já fizemos é muito significativo. E vamos reforçar todos os itens para oferecer um atendimento ainda melhor ao paciente”, disse a diretora.

A Acreditação Hospitalar funciona como uma espécie de selo de qualidade para a unidade de saúde. A busca pelo certificado está de acordo com a filosofia do Hospital do Subúrbio de oferecer um atendimento seguro e de qualidade para a comunidade que necessita dos seus serviços, cumprindo meta qualitativa definida pelo contrato de concessão administrativa do Governo do Estado / Sesab / Prodal Saúde – Hospital do Subúrbio, que estabelece para o 2º ano de operação da unidade a sua Acreditação.