Integrantes da equipe de enfermagem participam de curso de suporte de vida

Home Notícias do HS Integrantes da equipe de enfermagem participam de curso de suporte de vida

Curso se destacou pela aplicação prática dos conhecimentos

Um treinamento especial focado nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar em adultos e crianças. Esta foi a intenção central do curso Basic Life Support (BLS), realizado na quinta-feira (16/3) para 24 integrantes da equipe de enfermagem do Hospital do Subúrbio (HS). A atividade, coordenada pelo departamento de educação permanente e pela gerência de enfermagem, aconteceu na própria unidade de saúde e foi conduzida pela empresa especializada Life Support Treinamento e Simulação. O HS, de acordo com a sua política de incentivo da capacitação profissional e de retenção de talentos, patrocinou 50% do valor da inscrição de cada participante. O aluno contribuiu com a mesma porcentagem. 

Com duração de oito horas, a atividade intercalou conteúdo teórico, utilizado em forma de vídeo, com simulações práticas. Para isso, o grupo contou com bonecos em diversos tamanhos e variados equipamentos de ventilação e ressurreição. “O nosso objetivo foi tornar a equipe anda mais capacitada para o atendimento em situações de urgência, especialmente em paradas cardíacas. O Hospital do Subúrbio tem este perfil de urgência e emergência. Por isso, a iniciativa é ainda mais relevante”, disse Jorgéria Araújo, gerente interina de enfermagem do HS.

O conteúdo do BLS está de acordo com as normas estabelecidas pela entidade norte-americana American Heart Association. “A cada cinco anos, o conteúdo é atualizado de acordo com novas determinações. O nosso foco é passar informações sobre o atendimento inicial do paciente com parada cardíaca. Buscamos, para isso, uma metodologia que possibilite que o aluno pratique o tempo todo”, disse Nadja Gonçalves, enfermeira e diretora do curso.

Avaliações – Ao final das atividades, os alunos foram submetidos a avaliações para verificar de que forma o conteúdo foi assimilado. A iniciativa foi aprovada pela equipe. “O diferencial é que não é um curso muito teórico, podemos ver o que está sendo ensinado na prática, aprimorando os conhecimentos de toda a equipe”, disse a enfermeira Verônica Barbosa, que conseguiu obter nota dez na avaliação. O desempenho fez com que Verônica fosse convidada a fazer parte da equipe da Life Support Treinamento e Simulação.

A previsão é realizar outras edições do curso BLS no Hospital do Subúrbio. “Estamos programando novas turmas ainda este ano. A intenção é contemplar um número cada vez maior de profissionais da equipe de enfermagem”, disse Andreia Ferreira, enfermeira e coordenadora da educação permanente do HS.