Hospital do Subúrbio trabalha gerenciamento de risco com equipe de enfermagem

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio trabalha gerenciamento de risco com equipe de enfermagem

Com a intenção de prever, identificar e minimizar a ocorrência de situações de risco, o Comitê de Risco e os departamentos de qualidade e educação permanente do Hospital do Subúrbio (HS) dão início no mês de março a uma série de aulas para a equipe de enfermagem do hospital. Entre as temáticas que vão ser debatidas com os profissionais, estão: transporte de paciente crítico, identificação, medicamentos de risco e registro seguro. Os conteúdos estão de acordo com as normas da acreditação hospitalar (certificação voltada para a área de saúde).

Desde janeiro, a equipe de qualidade do HS também vem debatendo o gerenciamento de risco nos próprios postos de trabalho dos profissionais do hospital. “O principal objetivo desta iniciativa é alertar para o profissional que ele precisa ficar atento, estabelecendo mecanismos de prevenção aos riscos. O trabalho não apresenta novidades para a equipe, mas cria alertas para que fique atenta aos eventos sentinelas, que são ocorrências inesperadas”, disse Eliane Rocha, enfermeira do núcleo de qualidade do hospital.

De acordo com Jorge Motta, gerente médico do HS, o trabalho também tem como foco a individualização dos pacientes. “Não se pode falar em qualidade assistencial sem levar em conta a segurança clínica e a avaliação de risco do paciente. E esta avaliação precisa ser a mais individual possível, respeitando o perfil de cada um deles. Este é um trabalho multiprofissional. Todos ganham com isso: os pacientes, os profissionais, e, também, a instituição”, disse o médico.

As ações são aprovadas pela equipe da unidade de sáude. “A iniciativa é de grande importância. E nós já estamos vendo o resultado destas orientações na prática, melhorando ainda mais o nosso trabalho. O gerenciamento de risco precisa da colaboração de todos. Por isso, a equipe necessita estar completamente envolvida”, disse Edilvaniza Menezes, enfermeira da Internação Adulto do HS.