Comissão de Ética Médica reafirma função educativa e fiscalizadora em reunião

Home Comissões e Núcleos Comissão de Ética Médica reafirma função educativa e fiscalizadora em reunião

Com a intenção de apresentar temas relevantes no que diz respeito à dignidade e à conduta ética, além de esclarecer dúvidas sobre a temática, a Comissão de Ética Médica do Hospital do Subúrbio esteve reunida no dia 13 de janeiro. O médico angiologista Cezar Leite, presidente da comissão, integrantes do corpo clínico do hospital, além de outros membros da comissão, debateram, entre outros temas, as atribuições da comissão, incluindo suas competências, estrutura e forma de atuação.

A comissão tem um aspecto educativo, sindicante e fiscalizador, tanto com relação à instituição nas condições de trabalho, quanto ao corpo clínico, com independência neste sentido. No encontro, houve uma participação efetiva dos médicos presentes, que pontuaram questões, como a possibilidade de realizarmos reuniões segmentadas entre as especialidades para melhorar a organização e otimizar as nossas discussões”, disse o presidente.

A preocupação com a relação entre os médicos também foi outro tema abordado. A médica Vivânia Mendonça, coordenadora da pediatria do Hospital do Subúrbio e membro efetivo da comissão, apresentou parte do código de ética, citando exemplos de como a comunicação entre os médicos pode ser ainda mais efetiva. “Trabalhamos sempre com a ideia de que o colega médico precisa entrar em contato direto com o outro plantonista, para evitar ruído nesta comunicação”, afirmou Vivânia Mendonça.

A Comissão de Ética Médica foi empossada no dia 12 de maio de 2011. Composta pelos médicos Cezar Leite, Bruno Bacellar, Vivânia Silva, Daniel Vicente da Silva, Gustavo Oliveira, Fábio Contelli, Ricardo Cotias e Uilmar Leão, a comissão tem como objetivo central orientar e fiscalizar o exercício ético da profissão de médico dentro do hospital.