HS é premiado com troféu “Amigo do Transplante”

Home Notícias do HS HS é premiado com troféu “Amigo do Transplante”

Troféu recebido pelo HS, que se destacou na captação de múltiplos órgãos

O Hospital do Subúrbio (HS) foi homenageado, na noite do dia 20 de dezembro, com o troféu “Amigo do Transplante”, durante solenidade de entrega da premiação a instituições e profissionais que reconhecidamente atuaram no incentivo à doação de órgãos e tecidos no Estado da Bahia. O evento – promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através do Sistema Estadual de Transplante de Órgãos – foi realizado no anfiteatro Alfredo Britto, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Terreiro de Jesus. Representou o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, na cerimônia de entrega do troféu, o chefe de gabinete da Sesab, Washington Couto.

Considerado hospital de destaque, com o maior número de captação de múltiplos órgãos em 2011, o HS recebeu o prêmio representado, no evento, por sua diretora médica, Lícia Cavalcanti, e pela coordenadora da sua Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes (CIHDOTT), Aline Grimaldi. A coordenadora da CIHDOTT também foi homenageada pelo trabalho realizado à frente da comissão.

O bom desempenho do HS pode ser verificado no número satisfatório de doações e captações ocorridas no período, resultado da qualificação e comprometimento de sua equipe durante o processo de doação e transplante de órgãos. Somente de setembro a dezembro deste ano de 2011, foram realizadas quatro captações de múltiplos órgãos. Aline Grimaldi explica que, nesse intervalo de tempo, foram abertos 11 protocolos, sendo que três pacientes foram a óbito sem o fechamento do protocolo, quatro pacientes não tiveram seus órgãos doados e quatro fizeram parte do processo de doação e transplante, índice considerado positivo.

Solenidade

O evento foi marcado pelo depoimento do artista plástico Anderson Adrian Silva, paciente que em 2008 foi submetido a um transplante cardíaco no Hospital Santa Izabel. Após 16 anos de desativação do programa de transplante cardíaco na Bahia, Anderson foi o terceiro paciente a ser submetido a um transplante do gênero. Em seu discurso, disse ser grato ao doador e à família, que autorizou a doação.

A quarta edição do Troféu Amigo do Transplante ainda prestou homenagem especial ao coordenador do Sistema Estadual de Transplante, Eraldo Moura, e à Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), representada pela enfermeira América Carolina Melo, que foram contemplados com o prêmio.

O troféu também foi entregue aos médicos José Osmar Medina, do Hospital do Rim e Hipertensão de São Paulo; Valter Duro Garcia, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO); Verena Queiroz, do Hospital Geral Roberto Santos e Fátima Gesteira, do Hospital Ana Néri. As instituições homenageadas, além do HS – destaque em doação e captação de órgãos – foram o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML), o Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES) e a Escola de Educação Percussiva Integral (EEPI).