Missa de Natal do HS emociona pacientes e colaboradores

Home Notícias do HS Missa de Natal do HS emociona pacientes e colaboradores

Profissionais do HS, pacientes e acompanhantes na celebração natalina

Raimunda dos Santos Batista preparou-se com antecedência para participar da celebração natalina do Hospital do Subúrbio (HS), realizada na manhã de segunda-feira, 19 de dezembro. Há dois meses internada na unidade hospitalar, Raimunda compareceu à Missa de Natal de cabelos trançados, unhas pintadas de rosa, batom nos lábios e pés adornados por uma espécie de sandália artesanal. Toda essa produção transparecia um motivo maior do que simplesmente caprichar na aparência para ir à missa: ela marcava um recomeço. “É uma vida nova”, disse a paciente, que se emocionou durante a cerimônia religiosa.

Assim como Raimunda, demais pacientes, acompanhantes e colaboradores do HS foram “tocados” pelas palavras do Padre Romildo e pelos cânticos litúrgico e natalino que ecoavam no refeitório do HS, onde foi celebrada a missa. O trabalho dos profissionais que atuam na área da saúde, e em especial no próprio hospital, foi destacado pela diretora médica do HS, Lícia Cavalcanti. “Sempre que tenho a oportunidade de prestar uma homenagem, na missa de Natal, agradeço em primeiro lugar a Deus e, em segundo, aos profissionais de saúde, que são pessoas que acolhem, se entregam e sabem doar um pouco de si para fazer o bem”, afirmou.

A diretora médica também ressaltou que desde o início das atividades do hospital, a política implementada foi a do bom acolhimento a todos os usuários. E foi exatamente esse acolhimento que chamou a atenção de Padre Romildo, pelo tratamento humano e afetuoso que recebeu ao chegar ao hospital para celebrar o Natal. “Toda pessoa que cuida do outro é também um Deus para ele”, falou Padre Romildo. A frase não poderia ser mais apropriada para um ambiente hospitalar onde o que se vê são “cuidadores” por todos os lados, comprometidos com a saúde de seus pacientes.

Sorteios

No mesmo dia, durante o horário de almoço dos colaboradores do HS, foram sorteados mais de 100 presentes, como cestas de Natal e utensílios domésticos (conjunto de taças, ferro, máquina de cortar cabelo e outros). Na urna do sorteio, foram colocados os nomes de todos os profissionais dos diversos setores do hospital.

A primeira pessoa contemplada foi a técnica de enfermagem da Internação Cirúrgica, Tatiane Aquino. Em segundo, a técnica de enfermagem da Unidade de Terapia Semi-Intensiva, Ivana Conceição; e em terceiro, o auxiliar de limpeza Ivan Costa Teixeira. Nenhum deles se encontrava no refeitório, no momento do sorteio.

O primeiro sorteado a receber o presente pessoalmente, no refeitório, foi Celso Monteiro, profissional da prestadora de serviços Lavtec. Os presentes daqueles contemplados que não estavam no local, na hora dos sorteios, estão à espera dos seus donos na Diretoria ou Coordenação da empresa da qual fazem parte (Dalkia, Prodal e prestadoras de serviços).