Atividades da Semana do Trânsito no HS mobilizam usuários

Home Notícias do HS Atividades da Semana do Trânsito no HS mobilizam usuários

As professoras Irami e Marili Lopes em ação na brinquedoteca

Promovida anualmente no mês de setembro (entre os dias 18 e 25) por órgãos federais e estaduais, a Semana Nacional de Trânsito tem o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a necessidade do respeito às regras no trânsito. Com o tema “Juntos podemos salvar milhões”, a Semana Nacional de 2011 serviu de inspiração para a Semana do Trânsito no Hospital do Subúrbio (HS) realizada de 19 a 24 de setembro nas enfermarias pediátricas e na sala de espera para visitantes (salão informativo), e nos dias 29 e 30 nas enfermarias de adulto.
Através da exibição de slides, vídeos e gravuras, pacientes e acompanhantes interagiram com a equipe do Serviço Social do HS e professoras da Escola Hospitalar, tiraram dúvidas e trocaram experiências entre si, mostrando, ao final dos encontros, o quanto assimilaram dos assuntos abordados. Para a coordenadora do Serviço Social, Aline Grimaldi, as atividades, que contaram com participação efetiva dos usuários, foram muito proveitosas.
A presença constante de pacientes vítimas de acidente automobilístico nos leitos do HS motivou ainda mais a unidade hospitalar a promover, durante uma semana, ações específicas para debater o tema. Fazer uso da educação, como instrumento para a mudança de comportamentos, foi, portanto, a forma encontrada para conscientizar pacientes, seus acompanhantes e visitantes da importância de se prevenirem contra acidentes de trânsito.
“As ações foram desenvolvidas no intuito de sensibilizar a nossa população da importância do cuidado no trânsito. Acreditamos que atividades como essas possibilitam a identificação do usuário com a realidade atual e contribuem para o diagnóstico de demandas advindas do público. Com a participação dele conseguimos perceber que a educação, por meio de palestras, vídeos e materiais informativos, torna-se uma forma de acesso bastante eficaz”, afirma Aline.
Para que as crianças pudessem compreender facilmente os sinais de trânsito, gravuras foram confeccionadas artesanalmente por profissionais do Serviço Social e da Escola Hospitalar. A exposição das figuras foi seguida de explicações e exemplos, bem como da exibição de vídeos. Para os acompanhantes de pacientes adultos, Aline Grimaldi explica que a metodologia utilizada na Semana do Trânsito no HS se aproximou da vivência dos usuários. O uso do cinto de segurança, medidas de proteção no trânsito e uma breve estatística acerca do tema foram alguns dos tópicos debatidos. “Mudanças de comportamentos sociais acontecem à medida em que oportunizamos à sociedade momentos de reflexão e discussões. Através da educação, avançamos enquanto cidadãos”, pontuou a coordenadora Aline.
Números da Organização Mundial da Saúde (OMS) servem como um alerta não apenas para a sociedade brasileira, mas para toda a comunidade internacional. De acordo com os dados da OMS, apontados pelo Portal Brasil, cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito foram contabilizadas em 178 países em 2009. Como causa principal da violência no trânsito está a falha humana. No ano de 2010, a Organização das Nações Unidas instituiu a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, com o objetivo de reduzir em até 50% os índices de mortes no mundo no período de 2011 a 2020.