HS participa de simpósio sobre gestão do leito hospitalar

Home Notícias do HS HS participa de simpósio sobre gestão do leito hospitalar

O gerente médico do HS, Jorge Motta, representou a unidade no evento

Estratégias para melhorar o gerenciamento de leitos, diante da grande demanda de pacientes por serviços hospitalares tendo, principalmente, como porta de entrada as Unidades de Emergência, foram discutidas no 1º Simpósio HP de Gestão do Leito Hospitalar, no dia 25 de agosto, no Hospital Português. O gerente médico do Hospital do Subúrbio (HS), Jorge Motta, esteve no evento representando a unidade hospitalar e contribuindo no debate sobre a necessidade de otimização do leito hospitalar e da atenção domiciliar como formas de proporcionar maior qualidade da assistência.

O simpósio, que contou com talk show, miniconferências e dois painéis, teve a presença de profissionais renomados do setor que apresentaram experiências vivenciadas em seus hospitais de origem. No talk show “Desospitalização segura: resultado de parcerias a serem conquistadas”, representando a “visão do hospital público” o gerente médico do HS, Jorge Motta, destacou que o envolvimento dos gestores e a valorização do médico enquanto gestor do cuidado são essenciais para a prática de estratégias seguras voltadas à alta hospitalar do paciente.

Jorge Motta defendeu o fortalecimento do modelo de gestão com a integração de gestores, médicos e demais profissionais, através de uma atuação sistêmica, o que garante maior agilidade e segurança na assistência. As visões “do hospital privado, das operadoras de planos de saúde, da auditoria médica e das empresas de home care” também foram apresentadas no talk show por representantes de cada segmento.

Diversos temas foram tratados no simpósio, como os riscos do internamento prolongado, sob o ponto de vista do paciente, dos custos e das necessidades sociais; a atenção domiciliar como ferramenta no processo de desospitalização; e a responsabilidade da hotelaria na boa gestão do leito hospitalar. Em painel que colocou em discussão a gestão eficiente de leitos como meio de reduzir os custos hospitalares e melhorar a assistência, representantes dos hospitais Sírio Libanês (SP), São Camilo (SP), Mãe de Deus (RS) e Hospital Geral de Pedreira (SP) falaram sobre experiências que serviram de reflexão sobre a questão.