Semana do Folclore no HS destaca a diversidade cultural

Home Uncategorized Semana do Folclore no HS destaca a diversidade cultural

Crianças e acompanhantes participam de atividades na brinquedoteca

Lendas do folclore brasileiro, cantigas de roda e brincadeiras que fazem parte da cultura popular de regiões da Bahia e do próprio país. Tudo isso integrou a Semana do Folclore Brasileiro realizada no Hospital do Subúrbio (HS), nas enfermarias pediátricas, de 22 a 25 de agosto, em comemoração ao Dia do Folclore (22 de agosto).

A professora da Escola Hospitalar, Irami Lopes, explica que a ideia de promover atividades específicas em torno do tema foi reforçada pelo fato de o hospital receber pessoas de diversas regiões do estado baiano, o que traz ao HS uma multiplicidade de culturas. “O folclore, na Escola Hospitalar, tem a perspectiva da pluralidade cultural”, esclarece Irami, que desenvolveu as atividades junto à outra professora da Escola Hospitalar, Marili Lopes, com o apoio das equipes do Serviço Social e Psicologia do HS.

Através de brincadeiras, contação de histórias e cantigas, a questão da pluralidade cultural, levando-se em consideração a visão da criança, pôde ser resgatada e trabalhada, mostrando para todos a importância de serem respeitadas as diferenças culturais entre os povos e a riqueza proveniente dessa diversidade. Apesar de desenvolvidas em virtude do Dia do Folclore, as atividades, que abordam aspectos da cultura popular não desaparecerão da programação preparada pela Escola Hospitalar, Serviço Social e Psicologia e direcionada às crianças internadas nas enfermarias do HS. “Essas atividades acontecerão durante todo o ano”, promete a professora Irami Lopes.