Leitura de livros e teatro de fantoches para comemorar o “Dia da Família”

Home Uncategorized Leitura de livros e teatro de fantoches para comemorar o “Dia da Família”

Irami Lopes, da Escola Hospitalar, em atividade na brinquedoteca

O número reduzido de pais que acompanham seus filhos internados nas enfermarias pediátricas do Hospital do Subúrbio (HS) não impediu a comemoração do Dia dos Pais (14 de agosto) na unidade hospitalar. Com tantas mães e poucos homens, as professoras da Escola Hospitalar, Irami Lopes e Marili Lopes, decidiram transformar a data em um original “Dia da Família”.

Na tarde do dia 15 de agosto, crianças das enfermarias e seus acompanhantes participaram de atividades, que envolveram leitura de livros, e assistiram a um teatro de fantoches. “A intenção foi deixá-los em contato com o espaço lúdico dos livros e despertar valores esquecidos em nossa sociedade”, disse a professora Irami Lopes.

Aproximar a família, reforçando os laços de afetividade entre pais, mães e filhos, estava dentre os objetivos das atividades realizadas nas brinquedotecas das duas enfermarias. O “Dia da Família” incluiu todos os familiares que estavam como acompanhantes das crianças, sem ciúmes por parte dos pais, que sabem da importância do envolvimento da família no enfrentamento da situação proveniente de uma hospitalização. “A família dá apoio afetivo e emocional, contribuindo para a recuperação mais rápida da criança”, atestou Irami.

As brincadeiras e atividades educativas promovidas pelas professoras da Escola Hospitalar e pelas equipes de Psicologia e Serviço Social do HS já estão integradas na rotina das enfermarias pediátricas. Além da atuação constante das professoras junto aos pacientes, estimulando a criatividade e a aquisição de conhecimentos diversos, e incentivando-os a se expressar, rodas de leitura, construção de murais comemorativos e oficinas com acompanhantes são realizadas, ao longo do ano, em datas específicas, a exemplo da Páscoa, Dia das Crianças, Carnaval e São João.