HS recebe Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa

Home Notícias do HS HS recebe Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa

A diretora médica, Lícia Cavalcanti, apresentou dados do HS aos deputados

Como parte de sua programação de visitas a unidades hospitalares da rede estadual de saúde, a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia visitou o Hospital do Subúrbio (HS), na manhã de terça-feira (23). Os deputados estaduais Pastor José de Arimatéia, presidente do colegiado, Graça Pimenta, vice-presidente da comissão, Alan Sanches e Coronel Gilberto Santana, acompanhados de seus assessores, conheceram as instalações do hospital e assistiram a uma apresentação, realizada pela diretora médica do HS, Lícia Cavalcanti, em que foram exibidos dados da unidade.
Segundo o deputado José de Arimatéia, o objetivo das visitas – que seguem um cronograma estabelecido pela comissão – é verificar o desempenho dos hospitais e elaborar, a partir da observação in loco, relatórios em que são avaliados, dentre outros aspectos, o atendimento à população. Sobre o HS, o presidente da Comissão de Saúde ressaltou: “O hospital está bem preparado e estruturado. A parceria do poder público com o privado está funcionando”.
O entendimento do deputado Pastor José de Arimatéia de que outros hospitais na Bahia devem seguir o modelo de parceria público-privada (PPP) do HS foi compartilhado pelos demais integrantes da comissão que parabenizaram o hospital por seus bons resultados.
As análises realizadas pelos deputados acerca do HS constarão em um relatório a ser entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, e ao secretário estadual da Saúde, Jorge Solla. Além do HS, demais hospitais serão incluídos no documento. O deputado Pastor José de Arimatéia informou que algumas visitas já foram feitas a outras unidades, o que gerou um primeiro relatório que será encaminhado ainda esta semana ao secretário Jorge Solla. Dos hospitais que receberam a comissão até o momento, apenas um não era um hospital estadual, o Hospital Municipal de Candeias.
Para o deputado estadual Alan Sanches, as atividades da comissão permitem ampliar o conhecimento sobre o sistema de saúde do Estado e avaliar o comportamento dos prestadores de serviço. Em sua explanação aos membros da colegiado e assessores, a diretora médica Lícia Cavalcanti apresentou os números de atendimento, internações, cirurgias e produção de serviços no HS relativos ao período de 14 de setembro de 2010, quando começou a funcionar, até 13 de junho de 2011.
A diretora esclareceu que as metas estabelecidas no contrato de concessão administrativa do hospital estão sendo devidamente cumpridas, chamando a atenção para o número elevado de atendimentos que tem ultrapassado o índice previsto inicialmente. Nesse intervalo de tempo, foram mais de 6 mil pessoas internadas, com uma média de 30 internamentos por dia.
A ausência de linhas de ônibus que atendam o Hospital do Subúrbio também foi destacada por Lícia Cavalcanti, que revelou aos deputados da Comissão de Saúde da Assembleia a dificuldade de deslocamento dos usuários e dos próprios funcionários do HS. Devido à precariedade do sistema de transporte público na área, o hospital contratou vans para facilitar a locomoção dos colaboradores até os pontos de ônibus mais próximos da região. Na tentativa de resolver a situação, a vice-presidente da comissão, a deputada Graça Pimenta, informou que enviará um ofício à Secretaria Municipal de Transportes Urbanos e Infraestrutura (Setin) reafirmando a necessidade de linhas de ônibus coletivos para o HS.
Também acompanhou a visita, junto ao corpo diretor do hospital, a presidente da Comissão de Acompanhamento e Gestão do Contrato de Concessão Administrativa do HS, Priscila Romano, e as representantes da Diretoria Geral da Rede Própria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Rosângela Rabelo e Verônica Barreto.