Palestra marca passagem pelo Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

Home Notícias do HS Palestra marca passagem pelo Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

Palestra foi proferida pela engenheira de Segurança, Valeschka Bacelar

Com uma palestra realizada na manhã de quarta-feira, 27 de julho, o Hospital do Subúrbio (HS) comemorou o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. A homenagem à data foi feita durante a reunião das coordenações e lideranças, e contou com apresentação da engenheira de Segurança Valeschka Bacelar, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), na qual foram mostradas estatísticas no Brasil e no hospital relativas a acidentes de trabalho.
Dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o subgrupo envolvendo profissionais da saúde e áreas afins registrou 29.718 acidentes do trabalho, dentre típicos, de trajeto e doenças do trabalho. No HS, de janeiro a julho deste ano, 44,12% dos acidentes foram típicos com riscos biológicos, 29,41% de trajeto e 26,47% típicos diversos, como quedas, em um total de 34 ocorrências.
De acordo com o Sesmt, a intenção é que, com a participação ativa das lideranças nas questões acerca da segurança do trabalho, os profissionais do hospital transformem em hábito as boas práticas e o cuidado diário para que passem a atuar em conformidade com os preceitos de segurança de forma autônoma. Assim, a “cultura de segurança do trabalho”, dependente da intervenção dos líderes, daria lugar a uma outra, independente.
As ações em prol de um ambiente hospitalar seguro ocorrem diariamente nos setores do hospital. Somente de março a junho de 2011, foram realizadas 2.712 auditorias das condições de trabalho, incluindo aquelas relacionadas às caixas de material pérfuro-cortante. Durante a palestra pelo Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, condutas como o uso de óculos de segurança, a atenção às condições do piso para evitar quedas e a não improvisação de utensílios laborais foram reforçadas por Valeschka Bacelar, que chamou a atenção para o dever dos colaboradores de informarem imediatamente a equipe do Sesmt, em caso de acidente, para que sejam iniciadas as investigações.
Além de proferir palestra no HS, a engenheira de Segurança, Valeschka Bacelar, também realizou apresentação sobre acidentes de trabalho e sua prevenção no Hospital Geral Roberto Santos, na tarde do dia 27.