Programa 5S prepara “ambiente da qualidade” no HS

Home Uncategorized Programa 5S prepara “ambiente da qualidade” no HS

Cartaz sobre o Programa 5S

A melhoria do ambiente de trabalho, a redução de custos e do desperdício de materiais, o aumento da produtividade e a criação de novos hábitos são alguns dos inúmeros benefícios advindos da implementação do Programa 5S, metodologia utilizada por organizações em todo o mundo. Como forma de preparar o Hospital do Subúrbio (HS) para um “ambiente da qualidade”, criando um padrão de organização em seus setores, a unidade hospitalar, por meio do seu Núcleo da Qualidade, realiza um trabalho de conscientização e educação dos seus colaboradores.
Desde segunda-feira, 25 de julho, a enfermeira da Qualidade, Eliane Rocha, ministra aula sobre o Programa 5S para profissionais da Enfermagem, Higienização, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e de serviços de apoio, a exemplo da Manutenção. A mesma aula se repetirá durante toda a semana, no início da tarde, na sala de treinamento do HS, para que o maior número possível de colaboradores seja atingido.
Nos encontros, Eliane Rocha explica o conceito do programa 5S, de que forma colocá-lo em prática para reorganizar cada setor do hospital e a importância da autodisciplina para mantê-lo. A ferramenta dos 5S foi escolhida para encabeçar a campanha de sensibilização dos colaboradores para que o HS alcance a acreditação hospitalar pela ONA, no segundo semestre de 2012. “Ser um hospital acreditado significa ter segurança dentro de seus processos, ter controle sobre eles”, esclarece Eliane.
Kid Ferroviário, o mascote do HS, é quem ilustra os displays espalhados pelo refeitório e os cartazes nos murais de setores do hospital, chamando a atenção para o programa. A disciplina dos 5S aborda os sensos de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e de autodisciplina, que em japonês são denominados, respectivamente, seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke, daí os “5S”.
Cartilhas sobre o programa já foram distribuídas aos coordenadores e gestores de unidades do hospital, que atuarão em suas equipes como multiplicadores de conhecimento e das práticas para tornarem o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. Dentre as condutas desejadas estão o uso dos recursos com bom senso e sem desperdícios, a identificação de locais para a guarda de itens para facilitar a procura, e a manutenção de boas condições de higiene pessoal e nas áreas comuns.
Após as aulas ministradas pela enfermeira Eliane Rocha, o Núcleo da Qualidade realizará auditorias nos setores do HS para verificar a implantação efetiva do Programa 5S, no dia a dia da instituição. Em seguida, será lançada a segunda etapa da campanha de sensibilização dos colaboradores, o programa “Entendendo a metodologia da acreditação hospitalar”.