Hospital do Subúrbio cria ambiente virtual de aprendizagem

Home Uncategorized Hospital do Subúrbio cria ambiente virtual de aprendizagem

Página inicial do AVA

Universidades e faculdades do país adotaram o ensino à distância como uma forma de promover a educação de milhares de estudantes quem têm dificultado ou impossibilitado o acesso presencial aos bancos acadêmicos. Agora, essa realidade chega à rotina de outras instituições que não as eminentemente educacionais. Por iniciativa das equipes de Sistemas de Informação em Radiologia e de Arquivamento e Comunicação de Imagens (RIS/PACS, na sigla em inglês) e de Tecnologia da Informação do Hospital do Subúrbio (HS), profissionais da unidade hospitalar já podem participar de cursos online de gestão hospitalar para médicos e equipe de enfermagem, atendimento na Emergência e RIS.
A dificuldade de reunir in loco colaboradores de determinados setores para a realização de treinamentos foi um dos principais motivos que levaram à criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do HS. O líder do setor PACS/RIS e coordenador de TI do hospital, José Couto Júnior, explica que muitos funcionários trabalham à noite ou em plantões, fora do horário administrativo, o que impede o treinamento em períodos distintos.
A primeira divulgação oficial do AVA ocorreu no mês de junho para a equipe de Bioimagem, que possui um curso específico no programa: “RIS – Laudar Exames: A visão médica”. O objetivo é capacitar os médicos a emitir laudos de exames utilizando o Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens. Para isso, os alunos contam com vídeo-aulas e fóruns de discussão, o que permite a troca de informações e o esclarecimento de dúvidas.
Com o Ambiente Virtual de Aprendizagem, espera-se que o colaborador pratique os ensinamentos repassados nas aulas e os compartilhe com colegas de trabalho. José Couto Júnior, que também é tutor virtual da Universidade Salvador (Unifacs), avalia que o grau de interesse e comprometimento dos alunos inscritos em aulas à distância é maior do que o observado em estudantes presenciais. “O público de cursos de EAD é formado por pessoas mais pró-ativas”, reforça.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem do HS utiliza a mesma ferramenta empregada por instituições de ensino à distância, o software livre moodle. À medida que surgirem novas demandas, com a necessidade de treinamento de profissionais para atualização ou aplicação de procedimentos, o AVA atuará como importante meio difusor de conhecimento. Neste processo, as coordenações dos setores têm papel fundamental para divulgarem os cursos e estimularem a participação de suas equipes, tendo em vista a melhoria contínua da assistência prestada ao usuário.