Profissionais da Prodal Saúde ensinam em curso de Gestão Hospitalar

Home Notícias do HS Profissionais da Prodal Saúde ensinam em curso de Gestão Hospitalar

A diretora médica do HS, Lícia Cavalcanti, ministrou aula inaugural

Teve início no dia 4 de julho, com uma aula inaugural ministrada pela diretora médica do Hospital do Subúrbio (HS), Lícia Cavalcanti, o Curso de Extensão em Gestão Hospitalar e Sistemas em Serviços de Saúde/Modalidade EAD, uma parceria entre a Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar (InovarH-BA), Escola de Administração da UFBa e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Na conferência de abertura, que ocorreu no auditório da Escola de Administração da UFBa, no Vale do Canela, a diretora do HS falou sobre os desafios da gestão hospitalar. A aula também foi transmitida online.
O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, que participou da solenidade de abertura do curso destacou a sua importância para a qualificação de profissionais que atuam na área de gestão e para aqueles que trabalham diretamente no atendimento a pacientes. Resultado de uma cooperação técnica multi-institucional que envolve a UFBa, o Ministério da Saúde, a Sesab e o Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), para implementar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, o curso, embora à distância, contará com alguns encontros presenciais nas cidades-sede das macrorregionais de saúde.
Profissionais da Prodal Saúde, concessionária responsável pela gestão e operação do HS, estão à frente de duas disciplinas do curso. O coordenador corporativo de TI, Jaime Gama, ministra a matéria “Gestão da Informação” e as coordenadoras do Núcleo de Qualidade do HS, Jacqueline Canuto e Janaína Régis, comandam a disciplina “Gestão de processos clínicos e operacionais”. O curso faz uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como um espaço de integração entre a equipe e os participantes, que terão à sua disposição diversas ferramentas para compartilharem conhecimentos, como vídeos, fóruns de discussão, biblioteca coletiva, wiki para publicação coletiva, dentre outros recursos.
Direcionado para trabalhadores da rede pública de saúde do estado, sob gestão federal, estadual e municipal, incluindo gestores, administradores, assessores, coordenadores e técnicos das áreas assistenciais e administrativas, da rede direta, indireta e filantrópica, o curso capacitará cerca de dois mil profissionais de saúde da Bahia.