Novos colaboradores do HS participam de treinamento introdutório

Home Notícias do HS Novos colaboradores do HS participam de treinamento introdutório

A diretora médica, Lícia Cavalcanti, fez a apresentação institucional

“Nenhum de nós é tão competente quanto todos nós juntos”. A frase do autor norte-americano e consultor organizacional Warren Bennis, citada pela diretora médica do Hospital do Subúrbio, Lícia Cavalcanti, foi uma forma de dar as boas-vindas aos novos profissionais que acabaram de ingressar no HS. Nos dias 31 de maio e 2 de junho, os colaboradores recém-admitidos participaram do Treinamento Introdutório promovido pelo hospital, uma espécie de programa de integração e capacitação assistencial.
A satisfação de tê-los na equipe do HS e a importância do trabalho integrado com base no “servir o outro” foram destacados pela diretora médica que os recepcionou e realizou uma apresentação institucional. “Quem faz o hospital somos nós, profissionais”, disse a diretora, ao esclarecer que o HS possui um projeto inovador que depende da vontade e comprometimento de seus recursos humanos para funcionar com excelência. A necessidade de tratar o usuário de forma cuidadosa e respeitosa também foi ressaltada. “Todos somos importantes, mas ninguém é mais importante do que o paciente”, afirmou Lícia Cavalcanti.
Os aspectos que envolvem a gestão do hospital, caracterizada pelo modelo de parceria público-privada (PPP), foram explicados aos novos colaboradores que puderam conhecer a dinâmica diferenciada de uma PPP, voltada ao cumprimento de metas quantitativas e qualitativas. O Hospital do Subúrbio é o primeiro hospital público do Brasil a funcionar por meio de parceria público-privada.
Além da apresentação institucional, a programação do Treinamento Introdutório contou com orientações sobre saúde e segurança no trabalho, controle de infecção hospitalar, humanização da assistência, e direitos e deveres do colaborador. Cada tema foi abordado por profissionais das respectivas áreas: Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e Setor de Pessoal.
Política para gerenciamento de resíduos no ambiente hospitalar, noções de biossegurança e orientação para uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s), apresentação de fluxo para assistência ao paciente acidentado, e procedimentos diversos de acordo com protocolos institucionais foram alguns dos assuntos discutidos no Treinamento Introdutório, que reuniu 65 pessoas nos dois dias de encontro.