Campanha do SESMT faz alerta sobre utilização de velas

Home Uncategorized Campanha do SESMT faz alerta sobre utilização de velas

A equipe do SESMT do Hospital do Subúrbio

Os meses de maio, junho e julho já são conhecidos pelas constantes chuvas e fortes ventos, o que aumenta a probabilidade de quedas de energia no período. Na falta de luz, a solução é, geralmente, o uso de velas. Com o propósito de alertar os colaboradores do Hospital do Subúrbio (HS) quanto à correta e segura utilização das velas, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) realiza a campanha institucional “Vela inocente mata pessoas inocentes”.
Durante cerca de 20 dias, dicas de segurança ilustram displays espalhados pelo refeitório do hospital para que todos os profissionais tenham acesso a informações como a necessidade da colocação de velas em locais adequados, o seu afastamento de crianças e animais domésticos e a preferência pelo uso de lanternas. Além do refeitório, a divulgação também é feita eletronicamente.
Segundo a engenheira de Segurança do Trabalho, Valeschka Bacelar, o trabalho de conscientização desenvolvido pelo SESMT envolve tanto as atividades executadas pelos colaboradores no hospital quanto aspectos do dia a dia em geral. Ao ampliar a noção de prevenção e abarcar situações que fogem do ambiente de trabalho, o SESMT demonstra que se preocupa de forma integral com a saúde dos profissionais do HS. “Acreditamos que todo acidente é evitável”, diz Valeschka. Além de promover a proteção da pessoa no local de trabalho, com o intuito de evitar acidentes e doenças ocupacionais, o grupo também busca promover a qualidade de vida, reduzir vulnerabilidades e riscos à saúde relacionados aos modos de viver e às condições de trabalho.
Através de uma metodologia diferenciada de gestão de segurança e medicina do trabalho, o SESMT vem conquistando espaço entre os colaboradores. É o que afirma Valeschka Bacelar, para quem o trabalho de conscientização é um processo contínuo e sistemático. “A equipe do SESMT está empenhada no grande objetivo de criar e, principalmente, dar continuidade a um conjunto de ações que visam proteger a integridade física e a saúde do trabalhador”, reforça. O leque de atividades inclui campanhas, treinamentos e os Diálogos Diários de Segurança (DDS) que são realizados in loco, nos setores do hospital.
Outras campanhas já foram realizadas no HS, dispondo sobre temas variados: dicas para o carnaval 2011, prevenção da dengue, e os perigos à saúde e propensão a quedas advindos do uso de sapatos de salto alto na empresa. A última campanha – de vacinação contra influenza (gripe) – ocorrida nos dias 10 e 12 de maio, atraiu cerca de 400 colaboradores.