Capacitada nova turma para a Brigada de Incêndio

Home Notícias do HS Capacitada nova turma para a Brigada de Incêndio

O Hospital do Subúrbio (HS) acaba de treinar mais um grupo de profissionais para integrarem a sua Brigada de Incêndio. Em dois dias de aulas práticas e teóricas, realizadas em 23 e 24 de maio na sala de treinamento e na área externa do hospital, e ministradas por Edvando Conceição, líder dos Bombeiros civis que atuam no HS, os “alunos” aprenderam como prestar primeiros socorros e evitar princípios de incêndio.

O líder dos bombeiros, Edvando Conceição, explicou quando e como utilizar cada tipo de extintor

Os procedimentos a serem seguidos em situações de emergência, a exemplo da identificação do tipo de emergência, contato com o órgão competente e combate ao incêndio com o manuseio correto dos equipamentos, foram explicados por Edvando. O bombeiro também chamou a atenção para o dever do brigadista de ajudar na remoção de vítimas, orientar a aproximação de veículo ou pessoal habilitado, além de manter-se sempre à disposição mesmo após a entrega do acidentado à equipe responsável por atendê-lo.
No caso de incêndio, a retirada dos funcionários do hospital, a formação de um cordão de isolamento e a varredura na unidade hospitalar para verificar se todos saíram do local foram citados como ações dos brigadistas. O líder dos bombeiros no HS alertou para a necessidade de ser respeitada a demarcação no solo próxima aos extintores de incêndio, onde é proibida a colocação de “carrinhos” de roupas ou de alimentação.
Para Edvando Conceição, o treinamento serve para que “todos aprendam noções básicas de como prestar primeiros socorros e salvar vidas em situações de emergência”. Isso inclui utilizar o extintor de incêndio adequado (de água pressurizada, pó químico seco ou gás carbônico) para cada caso. Edvando assinala que, após o curso e na eventual ocorrência de uma situação de emergência, os resultados positivos são facilmente perceptíveis.
Com a certeza de que, a partir de então, os conhecimentos adquiridos lhe permitirão agir de forma adequada no salvamento de vidas, a técnica de enfermagem da Unidade de Internação Adulto da Clínica Cirúrgica, Aline Santana, destacou a importância das orientações dadas no treinamento. “Muitas vezes deixamos de salvar uma vida por não sabermos como proceder ou como usar um equipamento. Ao fazer o curso, aprendemos formas de ajudar as pessoas nessas ocasiões”, disse Aline.
Não foi a primeira vez que o técnico de enfermagem da Emergência do HS, Agnaldo Souza, participou de um treinamento para formação de brigadistas, mas ele considera fundamental atualizar-se quanto a novos procedimentos. No mesmo dia em que teve a aula no HS sobre primeiros socorros, Agnaldo colocou em prática seus conhecimentos ao ajudar uma pessoa que acabara de sofrer um acidente de moto, quando retornava para casa. “Quando as pessoas em volta percebem que alguém sabe como agir naquela situação, elas acatam nossas orientações”, afirmou. Naquela hora, Agnaldo atuou de modo exemplar: protegeu a vítima do assédio dos curiosos, isolando o local, impediu que a movimentassem e que retirassem o seu capacete, e acionou o socorro necessário – o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Essa foi a quarta turma do Hospital do Subúrbio treinada para atuar na Brigada de Incêndio. Dentre os participantes, estavam profissionais da Enfermagem, Manutenção, Nutrição e Serviços Gerais que, ao final das aulas, realizaram provas objetivas para avaliarem o quanto aprenderam no curso. No próximo mês de junho, novos grupos passarão pela capacitação.