I Semana de Enfermagem do HS discute qualidade na assistência

Home Notícias do HS I Semana de Enfermagem do HS discute qualidade na assistência

Como parte dos eventos programados em todo o Brasil para comemorar o Dia Mundial do Enfermeiro – 12 de maio – e seguindo as atividades da 72ª Semana Brasileira de Enfermagem, o Hospital do Subúrbio (HS) realizou, nos dias 19 e 20 de maio, a sua “I Semana de Enfermagem”. Na programação, palestras interativas proporcionaram momentos de reflexão e aprendizado em torno do tema “Cuidado de Enfermagem, Ética e Renovação”.

A coordenadora de Enfermagem, Salette Bahia, falou aos participantes do evento

Profissionais de enfermagem foram recepcionados no evento pela gerente de Enfermagem do HS, Salette Bahia, que externou seu contentamento com a inclusão da Semana no calendário do hospital e a importância da realização do encontro. Além de dar os parabéns pela passagem do Dia do Enfermeiro, a diretora médica do HS, Lícia Cavalcanti, agradeceu a todos pelo bom trabalho que vem sendo desempenhado no dia a dia da unidade hospitalar e ressaltou o diferencial da atividade desenvolvida pela enfermagem, composta por profissionais de saúde.
“Nós, profissionais de saúde, somos diferentes. Trabalhamos com a perda, a angústia, enfim, com o sofrimento, que ninguém quer sentir. Quando alguém entra no ambiente hospitalar, busca uma mão, um olhar, um acolhimento. Precisamos multiplicar o modelo de assistência no qual as pessoas são respeitadas e atendidas em suas necessidades”, disse a diretora médica. A relevância da atuação desses profissionais de saúde para a melhoria da assistência aos usuários também ganhou destaque nas falas dos demais palestrantes.
A realidade local de extrema carência, da comunidade do Subúrbio Ferroviário, e os desafios para uma prática de enfermagem humanizada e de qualidade foram aspectos que mereceram atenção por parte da coordenadora do Núcleo de Qualidade do HS, Janaína Régis. Ela foi enfática ao reforçar o papel da enfermagem na implantação da metodologia da acreditação hospitalar, através da utilização eficiente dos recursos, da prevenção de danos garantindo a segurança da assistência, da interação com as diversas áreas do hospital, e do cuidado com o prontuário do paciente. O Hospital do Subúrbio deu início, recentemente, ao seu processo de acreditação hospitalar, tendo como meta alcançar a certificação até setembro de 2012.
O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HS, representado pela integrante do GTH e coordenadora de Enfermagem da Unidade de Terapia Semi-Intensiva, Camilla Cumming, também esteve na I Semana de Enfermagem e agradou aos participantes com a exibição de um filme. Convidada a palestrar no evento, a enfermeira do setor de Educação Continuada do Hospital Aliança, Joana Galo, discutiu o tema “Refletindo o SER na profissão”, e a enfermeira Ana Gabriella Rangel, da Educação Permanente do Hospital Santa Izabel, falou sobre “as inovações tecnológicas e repercussões no gerenciamento do cuidar”. As convidadas foram aplaudidas pelo público presente que comentou, em tom de elogio, os conteúdos significativos abordados no evento.