Campanha da CCIH tem lançamento oficial

Home Notícias do HS Campanha da CCIH tem lançamento oficial

“Prevenir: Um pequeno gesto, uma grande atitude”. Com essa frase, a profissional da Recepção do setor de Bioimagem do Hospital do Subúrbio (HS), Tatiana Liniquer, foi a vencedora do concurso para a escolha do slogan da Campanha de Controle de Infecção Hospitalar do HS. O evento de premiação e lançamento oficial da campanha ocorreu na segunda-feira, dia 16 de maio, data escolhida pelo HS para homenagear o Dia Mundial do Controle de Infecção Hospitalar, comemorado em 15 de maio. O mascote da campanha, que seguirá a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) em todas as suas ações, também ganhou um nome: Kid Ferroviário.

A vencedora Tatiana Liniquer exibe o prêmio, rodeada por Lívia Costa e Olívia Palmeira (à dir.)

A autora do slogan campeão, Tatiana Liniquer, não esperava ter a sua frase escolhida e levar para casa um aparelho de som. “Estou bastante feliz. O sentimento é de vitória. Um pequeno gesto é realmente um diferencial, é uma atitude que pode salvar vidas num hospital. Tenho certeza que assim diminuiremos a infecção hospitalar”, disse Tatiana. A vencedora recebeu os cumprimentos da coordenadora da CCIH, Lívia Costa; da enfermeira e membro da comissão, Olívia Palmeira; e da diretora médica do HS, Lícia Cavalcanti.
Numa alusão às palavras usadas por Tatiana no slogan, a diretora médica aproveitou para fazer um chamado à equipe do HS para que insiram na sua rotina de trabalho “atitudes” de cuidado com o outro. Ela também parabenizou a vencedora do concurso pela mensagem criada e a importância do prêmio ter sido entregue a uma profissional da Recepção, setor que definiu como “a porta de entrada do hospital”. E acrescentou: “A CCIH é uma vigilância permanente em tudo o que você faz. Ela permeia todo o trabalho do hospital. Devemos estar atentos ao nosso trabalho e ao do outro”.
Além de Tatiana Liniquer, também foram premiadas, com o segundo e terceiro lugar respectivamente, a assistente social Simone Alencar, agraciada com um aparelho de DVD, e Cláudia Santos, do setor de Higienização, que ganhou um telefone celular. Antes das premiações, a campanha da CCIH foi apresentada aos participantes do evento pela coordenadora Lívia Costa que mostrou indicadores de incidência da infecção hospitalar e o projeto de prevenção de infecção de corrente sanguínea elaborado pela comissão. Por possuir alta morbimortalidade e ser uma infecção bastante prevenível, a meta da CCIH é reduzir a taxa de infecção de corrente sanguínea primária.
As integrantes da CCIH ainda percorreram unidades do hospital distribuindo broches com o slogan e mascote da campanha. Diariamente a comissão visita os diversos setores, orientando profissionais e incentivando a prática de hábitos importantes, como a lavagem das mãos. Em oito meses de funcionamento, o HS registra uma taxa de infecção hospitalar de apenas 5,69%.