Fármaco, Tecno e Hemo Vigilância

Home Comissões e Núcleos Fármaco, Tecno e Hemo Vigilância

A Comissão de Fármaco, Tecno e Hemo Vigilância é responsável pela identificação, avaliação, compreensão e prevenção de reações adversas a medicamentos ou de qualquer problema relacionado com fármacos e hemocomponentes.

Assim, recolhe e avalia informações sobre os efeitos indesejáveis ou inesperados da utilização de fármacos ou hemocomponentes, a fim de prevenir seu aparecimento ou recorrência. De igual forma, está atenta aos eventos adversos e queixas técnicas de produtos na fase de pós-comercialização, com o objetivo de recomendar a adoção de medidas que garantam a proteção e a promoção da saúde da população.

É ela que verifica desvios na qualidade de produtos farmacêuticos, aponta erros de administração de medicamentos, notifica perdas de eficácia e casos de intoxicação aguda ou crônica por produtos farmacêuticos. Logo, a comissão observa o uso de fármacos e produtos, além de avaliar as interações desses fármacos com substâncias químicas, outros fármacos e alimentos, bem como seus efeitos adversos.

Coordenação: Bárbara Kelly