A Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA) do HS é o grupo responsável por definir a política ambiental da instituição e atuar no processo de licenciamento ambiental. A CTGA age, portanto, como uma ferramenta de autocontrole ambiental das atividades do hospital, tendo em vista a proteção do meio ambiente através da prevenção da poluição e administração dos impactos ambientais de forma a torná-los compatíveis com a preservação das condições necessárias à vida.

Para exercer o seu papel, a comissão busca atualizar-se permanentemente quanto à legislação ambiental, aprimorar os seus mecanismos de controle, bem como conscientizar a equipe multiprofissional do HS sobre a questão ambiental. O envolvimento de seus colaboradores, para que atuem de forma responsável e ambientalmente correta, é considerado fundamental.

As atribuições da CTGA incluem realizar o estudo ambiental denominado Autoavaliação para o Licenciamento Ambiental (ALA) na fase de renovação da Licença de Operação (ou caso haja alteração da atividade); acompanhar a licença ambiental e o seu prazo de validade; apresentar relatórios de auto-monitoragem; e comunicar ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) as situações anormais ou emergenciais que possam provocar qualquer forma de degradação do meio ambiente, com a apresentação de relatórios sobre as ocorrências e providências adotadas.

A comissão acompanha as inspeções técnicas realizadas pelo IMA, prestando as informações necessárias e implantando medidas para a correção das irregularidades. Ações de pesquisa e educação ambiental também fazem parte da rotina da CTGA: a busca por tecnologias mais limpas, a promoção de programa interno de educação ambiental e a colaboração na execução da política ambiental do Estado da Bahia.

Coordenação: Ayla Maria Dias Monteiro