A Comissão de Avaliação e Revisão do Prontuário do Paciente é instrumento importante de controle de qualidade nas instituições hospitalares. Por meio dela, promove-se o aperfeiçoamento do Prontuário Eletrônico do Paciente e a análise de seu preenchimento, o que permite a redução de custo e a melhoria substancial da informação clínica. Os Conselhos Regionais de Medicina consideram obrigatória a implantação de uma Comissão do gênero por parte das unidades hospitalares.

Através da sua Comissão de Avaliação do Prontuário Eletrônico do Paciente (CPEP), o Hospital do Subúrbio garante a qualidade das informações sobre a saúde do paciente e possibilita a comunicação eficiente entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada.

O HS reconhece a importância do prontuário enquanto “registro em saúde”, que permite a avaliação da qualidade da prestação do serviço de saúde, uma vez que a qualidade dos registros efetuados passa a ser um reflexo da qualidade da assistência prestada. Ainda, o prontuário é estratégico para a decisão clínica e gerencial, para o apoio à pesquisa em saúde e para o ensino (formação profissional).

Coordenação: Tânia Fonseca Paixão