A prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho é o objetivo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), instalada no Hospital do Subúrbio. A CIPA é responsável por observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho, bem como solicitar medidas ou propor soluções para reduzir os riscos com a intenção de eliminá-los ou neutralizá-los.

As atribuições da comissão incluem, ainda, a implementação e o controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, o desenvolvimento de programas relacionados à segurança e saúde no trabalho, verificações periódicas nos ambientes e condições de trabalho para identificar situações de riscos, e a divulgação aos colaboradores de informações relativas à sua segurança. Para colocar tudo isso em prática, os integrantes da comissão atuam em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

A CIPA está prevista no artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5), aprovada pela Portaria nº 08/99 da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

Presidente: Bárbara Maria Correa