CIHDOTT

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes (CIHDOTT) do HS organiza rotinas e protocolos para possibilitar o processo de doação de órgãos e tecidos. Ela articula-se com os profissionais de saúde para otimizar o processo de doação e captação, e com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado da Bahia (CNCDO/BA), notificando as situações de possíveis doações de órgãos e tecidos.

É a CIHDOTT que identifica os recursos diagnósticos disponíveis no hospital, necessários para a avaliação do possível doador de órgãos e/ou tecidos, e disponibiliza os insumos necessários para a captação efetiva destes. Sob sua responsabilidade, está a realização e garantia de uma adequada entrevista familiar para solicitação da doação.

Através da CIHDOTT, o HS coloca em prática programas de educação continuada de todos os seus profissionais para que compreendam o processo de doação de órgãos e tecidos.

Cabe à comissão, em conjunto com a CNCDO, adotar estratégias para aperfeiçoar a captação de órgãos e tecidos, promover programas de educação e sensibilização dirigidos à comunidade, e estabelecer critérios de eficiência que possibilitem a análise de resultados, encaminhando-os à CNCDO.

Coordenação: Simone Alencar