As infecções hospitalares constituem um risco à saúde dos usuários de hospitais. Diante deste fato, o HS criou a sua Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) que tem por finalidade desenvolver um programa de controle de infecções, visando a máxima redução possível de sua incidência e gravidade.

Ao implantar a CCIH, o HS atua em conformidade com o disposto na Lei nº 9.431 de 6 de janeiro de 1997 e com a Portaria do Ministério da Saúde nº 2.616/98. É da responsabilidade da comissão identificar os problemas e propor medidas para o controle de infecção hospitalar.

Dentre as suas atribuições estão a adequação, implementação e supervisão de normas e rotinas técnico-operacionais para a prevenção, o controle e tratamento de infecções, incluindo precauções de isolamento que limitem a disseminação de agentes responsáveis por infecções.

Também compete à CCIH o uso racional de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares; e a capacitação do quadro de profissionais do hospital no que diz respeito à prevenção e controle das infecções hospitalares. Para promover a qualificação contínua dos funcionários do HS, a comissão atua em cooperação com o setor de Educação Permanente e está sempre presente no Treinamento Introdutório realizado com os colaboradores recém-admitidos no hospital.

Coordenação: Giovanna Orrico