Opções de privacidade

Unidades de atendimento para pacientes com confirmação ou suspeita de COVID-19

Home Unidades de atendimento para pacientes com confirmação ou suspeita de COVID-19

[dt_sc_full_width first]

Diante do novo cenário surgido em decorrência da pandemia de COVID-19, instituições de saúde em todo o mundo tiveram que adaptar as suas estruturas e criar novas rotinas e procedimentos para atender pacientes vítimas de infecção pelo novo coronavírus. O Hospital do Subúrbio (HS) preparou, então, a sua equipe médica e multidisciplinar, reorganizou processos, implantou novos protocolos e reestruturou o seu espaço físico para absorver o aumento da demanda advinda dos casos de COVID-19.

Colocou-se em prática um plano de ação focado no desenvolvimento de fluxos de atendimento, adoção de protocolos específicos e treinamentos dos profissionais, incluindo o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual para garantir a segurança de todos.

O HS integra a rede de referência no atendimento a pacientes com COVID-19 no estado da Bahia. São 118 leitos de UTI direcionados a esses pacientes, sendo 60 leitos no Hospital de Campanha montado na antiga área do estacionamento e 58 leitos na nova UTI, estruturada no local onde era a unidade de Emergência. Além dos leitos de UTI, o HS conta com 60 leitos de enfermaria para os pacientes que necessitam de atendimento hospitalar de menor complexidade.

 

[dt_sc_hr_invisible /]

[dt_sc_toggle_framed title=”Implantação da UTI COVID “]

No final de março de 2020, a Emergência do HS entrou em obras para atender exclusivamente pacientes graves com o novo coronavírus, encaminhados pela Central Estadual de Regulação e pela Central de Urgências Médicas do SAMU Metropolitano de Salvador. O atendimento de porta, por demanda espontânea, foi fechado ao público em geral.
Devido a esta situação emergencial, os pacientes não COVID com necessidade de internação, a exemplo de vítimas de Acidente Vascular Cerebral, traumas por violência e acidentes, passaram a ser recebidos no HS apenas via Central Estadual de Regulação e SAMU. Dessa forma, o Hospital do Subúrbio permaneceu atendendo pacientes com outras patologias, além daqueles com suspeita ou confirmação de infecção por COVID-19.

No dia 02 de maio de 2020, a nova UTI do Hospital do Subúrbio – estruturada no espaço da Emergência – iniciou o seu funcionamento com atendimento somente para pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19. O hospital ganhou, então, sua quarta Unidade de Terapia Intensiva, sendo que as outras três UTIs permaneceram direcionadas a pacientes acometidos por demais doenças.Inicialmente foram abertos 20 leitos, em conformidade com a disponibilidade de equipamentos, como monitores e respiradores. No dia 14 de maio, a nova UTI passou a operar de forma plena, com todos os seus 58 leitos ativos. Os profissionais que atuam nesta UTI compõem equipe exclusiva que não circula nos demais ambientes do Hospital do Subúrbio, para reduzir o risco de contaminação cruzada.

[/dt_sc_toggle_framed]
[dt_sc_toggle_framed title=”Hospital de Campanha “]


Construído na área externa do HS, onde estava localizado o estacionamento, o Hospital de Campanha atende, desde o dia 21 de maio de 2020, pacientes graves com suspeita ou confirmação de infecção por COVID-19 encaminhados pela Central Estadual de Regulação. Conta com 60 leitos de UTI e equipe específica, sem qualquer contato físico com os demais setores do Hospital do Subúrbio para reduzir o risco de contaminação cruzada.

Para oferecer segurança e bem-estar à equipe do Hospital de Campanha, a unidade conta com sala de descanso, refeitório, vestiários, amplo posto de enfermagem e corredores largos garantindo espaçamento adequado e boa movimentação no local, com climatização em
todo o ambiente.


Com uma área de 1.200 m², a estrutura foi montada atendendo às exigências legais quanto ao tamanho dos leitos. Uma câmara de desinfecção contribui para minimizar os riscos de contaminação dos profissionais, antes da retirada dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e do banho no local.

Embora possua grande parte da sua estrutura funcionando de forma independente, a exemplo de equipamento de raio-x, Farmácia Satélite e Rouparia próprios, o Hospital de Campanha recebe suporte técnico de setores do prédio do HS, como Laboratório, Lavanderia e Bioimagem (para exames de tomografia).

[/dt_sc_toggle_framed]
[dt_sc_toggle_framed title=”Enfermarias Exclusivas”]

O Hospital do Subúrbio possui 60 leitos de internação para pacientes com o novo coronavírus que necessitam de atendimento hospitalar de menor complexidade. Os leitos fazem parte de duas enfermarias localizadas no andar térreo do prédio do hospital, que foram isoladas dos demais setores para atender exclusivamente esses pacientes.
[/dt_sc_toggle_framed]

[dt_sc_toggle_framed title=”Veja como ficou o fluxo de atendimento aos pacientes “]

• Pessoas com sintomas gripais e respiratórios devem procurar atendimento em unidades de saúde, a exemplo de UPAs, as quais farão o encaminhamento hospitalar dos pacientes que necessitem de internação e procedimentos de maior complexidade.

• A Central Estadual de Regulação e o SAMU são os únicos meios através dos quais pacientes em geral (com ou sem COVID-19) são recebidos para atendimento no Hospital do Subúrbio.

[/dt_sc_toggle_framed]

[/dt_sc_full_width]